Estadão Conteúdo
"Em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral", disse Bolsonaro
O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nessa terça-feira (20.07), que vetará a proposta de lei do Fundo Eleitoral de R$ 5,7 bilhões, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada. A proposta estava inclusa no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2022.
Em seu perfil no Twitter, Bolsonaro disse que em respeito ao povo brasileiro, irá vetar o aumento do “fundão eleitoral”, mas que respeita a autonomia dos Poderes.
Leia Também - Senador defende nova discussão sobre Fundo Eleitoral
"Defendemos, acima de tudo, a harmonia entre os Poderes, bem como a sua autonomia. É partindo deste princípio que jogamos, desde o início, dentro das quatro linhas da Constituição Federal. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral", escreveu o presidente.
O veto presidencial, se confirmado, precisará ser analisado pelo Congresso, que pode derrubá-lo.
O fundo de financiamento de campanha foi criado em 2015, após a proibição do financiamento privado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
- Defendemos, acima de tudo, a harmonia entre os Poderes, bem como a sua autonomia. É partindo deste princípio que jogamos, desde o início, dentro das quatro linhas da Constituição Federal. Dito isso, em respeito ao povo brasileiro, vetarei o aumento do fundão eleitoral.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 20, 2021
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).