O deputado estadual, Valdir Barranco (PT) criticou, em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (11.10), o projeto que autoriza a realocação de reserva legal dentro de imóveis rurais para a extração de minerais. Barranco apontou a "ganância" e afirmou que o Estado não se preocupa com os problemas ambientais.
"Sou contra porque é um absurdo, até onde vai à ganância desse povo? Daqui a pouco vão querer fazer compensação de reserva na lua. Não estão preocupados com a questão hídrica, com a falta de água que se anuncia, querem soterrar todos os rios e extrair todos os minérios, para que poucos possam ficar cada vez mais ricos", declarou Valdir Barranco.
Até onde vai à ganância desse povo?
Contrário ao projeto de autoria do Poder Executivo, Barranco afirmou que faria todas as manobras necessárias para adiar a votação. Ele avalia que a oposição não tem maioria para derrubar o projeto, mas espera que deputados com consciência ambiental possam mudar de opinião.
"Vamos fazer todas as manobras que o Regimento possa nos oferecer e, inclusive, lá na frente, isso será tema de judicialização, porque é uma matéria que é inconstitucional. Nós não temos competência aqui na Assembleia para deliberarmos uma matéria dessa magnitude; isso deve ser feito pelo Congresso Nacional."
O projeto, que tramita em regime de urgência urgentíssima, estava na pauta para a primeira votação, mas foi adiado após pedidos de vistas compartilhadas entre os deputados Lúdio Cabral (PT), Wilson Santos (PSD) e o próprio Valdir Barranco (PT) durante a sessão ordinária de quarta (11).
Leia mais: Projeto de Mendes que favorece mineradoras terá tramitação em regime de urgência na AL/MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).