19 de Novembro de 2024
19 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 08:25 - A | A

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023, 08h:25 - A | A

conquista dos municípios

ALMT vota PEC que permite repasse voluntário de recursos do Estado aos municípios negativados

A PEC de autoria do presidente da Casa, Eduardo Botelho, permite o repasse voluntário de recursos do Estado para municípios negativados.

Adriana Assunção/VGN

Os deputados apreciam em 2ª votação, na sessão ordinária desta quarta-feira (11.01) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), a proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 13/2021, de autoria do presidente da Casa, Eduardo Botelho (União), que permite o repasse voluntário de recursos do Estado para municípios negativados.

A proposta acrescenta dispositivo ao artigo 164 da Constituição Estadual de Mato Grosso. Consta da nova redação, que o ato de entrega dos recursos aos municípios a título de transferência voluntária é caracterizado no momento da assinatura do convênio ou instrumento congênere, bem como dos aditamentos que impliquem aumento dos valores a serem transferidos, e não se confunde com as efetivas liberações financeiras.

Consta do texto, que o respectivo cronograma de desembolso de obedecer a seguinte forma: a comprovação de regularidade do ente federativo se faz quando da assinatura dos instrumentos; a emissão de nota de empenho, a realização das transferências de recursos e a assinatura dos instrumentos, bem como a doação de bens, materiais e insumos, não dependerão da situação de adimplência do município, identificada em cadastros ou sistemas de informações financeiras, contábeis e fiscais.

Leia também: Mato-grossense mostra invasores dos três Poderes passando mal em ginásio da PF

O deputado Eduardo Botelho explicou que a proposta possibilita que os municípios venham receber transferências voluntárias do Governo do Estado mesmo que estejam em situação de inadimplência, "igualmente fora concedido a nível federal, com a derrubada do veto do § 2° do art. 84 da lei 14.116/2020”, cita trecho da justificativa.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

“Se trata de uma conquista de extrema importância para os municípios que neste momento de crise fiscal agravada pela pandemia da Covid-19, pois é inegável que essa crise atingiu de maneira mais acentuada os pequenos municípios que tiveram uma despesa extra com a saúde, sem que houvesse previsão, trazendo com isto um agravamento da situação econômica, e consequentemente um crescimento da situação de inadimplência”, argumentou o deputado.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760