O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), foi diplomado nesta quarta-feira (18.12), no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT).
Abilio foi eleito no segundo turno e obteve 171.324 votos, o que representa 53,80% dos votos válidos. O candidato Lúdio (PT) obteve 147.127 votos (46,20%).
Diplomado, Abílio destacou que há necessidade de grandes mudanças na gestão devido ao caos que se encontra principalmente a saúde no município. “A saúde é prioridade quando assumirmos a Prefeitura. Estamos vivendo um momento muito difícil na saúde de Cuiabá. Uma das nossas preocupações e desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), fazer com que as cirurgias ocorram e fazer o HMC sair dessa situação que está hoje, superlotado e endividado”, ressaltou o prefeito eleito.
Ele mencionou ainda a aprovação do secretariado anunciado pela população. “São nomes técnicos competentes que têm buscado atender ao verdadeiro interesse da população, que é o serviço funcionando adequadamente”, frisou.
Abilio Jacques Brunini Moumer (PL) tem 40 anos e é natural de Cuiabá (MT). Formado em Arquitetura por uma universidade particular de Cuiabá, Brunini, foi vereador na Capital e até ser eleito prefeito ocupava o cargo eletivo de deputado federal.
Conhecido por seu tom polêmico, o novo prefeito marcou oposição durante oito anos contra Emanuel Pinheiro (MDB). Ele saiu derrotado em 2020 por uma diferença de apenas 6 mil votos, contrariando as expectativas da época que apontavam sua vitória no segundo turno.
Abilio concorreu pela Coligação Resgatando Cuiabá, formada pelo Partido Liberal (PL), Partido Novo (Novo), Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Democracia Cristã (DC). Atualmente, ocupa o cargo de deputado federal pelo Mato Grosso. Em 2016, foi eleito vereador por Cuiabá. Em 2020, concorreu ao cargo de prefeito, mas não foi eleito. Coronel Vânia é a sua vice (Novo).
Leia mais: Tião da Zaeli confirma desentendimento com Moretti, mas minimiza: "Vamos discutir quatro anos"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).