Um preso da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, identificado por Aldriano dos Santos Marques, fugiu na manhã dessa terça-feira (30.07) enquanto realizava o trabalho interno, conforme autorização do juiz de execução penal. A informação é que o preso fugiu pelo muro da fábrica BUILT UP na penitenciária.
Conforme denúncia enviada ao , um dos presos, que pega o café da manhã na entrada da guarda das especializadas, foi até a fábrica e pegou uma escada usada para a fuga do preso.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) confirmou a fuga nesta quarta-feira (31). Segundo a Sesp-MT, o foragido responde a um processo pela lei do tráfico de drogas. “O sistema penitenciário está empenhado em localizar e recapturar Aldriano dos Santos Marques o mais rápido possível”, informou a Sesp-MT.
Ainda nessa terça-feira (30), uma tentativa de fuga foi registrada no sistema penitenciário do Presídio Ferrugem, em Sinop. Conforme informações de sites locais, o preso, que não teve seu nome divulgado, tentou pular o muro da quadra de esportes durante o banho de sol no Raio 01 da penitenciária.
Um policial penal efetuou três disparos, impedindo a fuga. Houve início de um motim, controlado pelos agentes da segurança pública.
O reeducando foi atingido no dedo não direito, sem gravidade. Ele foi encaminhado para a Policlínica. Um boletim de ocorrência foi registrado.
Leia mais: Prefeito diz que Estado não informou data para conclusão do BRT em VG
Veja nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Segurança Pública informa à sociedade que na manhã do dia 30 de julho de 2024 ocorreu a fuga do privado de liberdade Aldriano dos Santos Marques da Penitenciária Central do Estado. No momento da fuga, Aldriano estava realizando trabalho interno, conforme autorização do juiz de execução penal. Ele respondeu a um processo pela lei do tráfico de drogas.
Estamos tratando o caso com a seriedade máxima e, por isso, foi instaurado um procedimento na unidade de correção do sistema penitenciário para apurar as circunstâncias e identificar possíveis responsabilidades pela fuga. Esta investigação visa garantir que todos os protocolos de segurança foram seguidos e, se necessário, implementar medidas corretivas para evitar incidentes futuros.
O sistema penitenciário está empenhado em localizar e recapturar Aldriano dos Santos Marques o mais rápido possível. A Secretaria de Estado de Segurança Pública reafirma seu compromisso com a manutenção da segurança e da ordem pública, garantindo transparência e mantendo uma sociedade informada sobre o progresso das buscas e das investigações em curso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).