A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15.10) a Operação Touro Branco, visando desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas em Mato Grosso, São Paulo, Pará, Goiás e Rio Grande do Norte.
De acordo com a PF, serão cumpridos no Estado, 17 mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão. Até o momento 11 pessoas já foram presas, sendo que duas já estão presas nas cidades de Cáceres e Rondonópolis.
A operação policial ocorre em Cuiabá, Cáceres, Mirassol D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Sapezal, Colíder, Sinop, Sapezal e Rondonópolis, bem como em Luziânia (GO), Apodi (RN), Santarém (PA), Paragominas (PA), Belém (PA), São Paulo (SP) e Lavínia (SP).
As investigações tiveram início há um ano e meio, e os policiais federais descobriram que o entorpecente chegava à região da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia em aviões de pequeno porte. Depois a droga era ocultada em áreas rurais da região, até ser transportada para os locais de venda.
Além do cumprimento dos mandados, foi determinado pela Justiça Federal de Cáceres - local aonde tramitou o inquérito policial -, o bloqueio de bens e valores de propriedade dos investigados.
A operação recebeu esse nome, em razão dos traficantes utilizarem, constantemente o termo "touro branco" durante as negociações envolvendo o tráfico de entorpecentes, tentando simular a compra e venda de gado. (com informações assessoria PF)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).