A Polícia Federal, a Polícia Civil de Mato Grosso e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira (29.4) a operação Falsus Deviatis para combater o comércio de eletrônicos falsificados e importados ilegalmente em shoppings de Cuiabá e Várzea Grande (MT). A ação resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis dos envolvidos.
As investigações começaram após fiscalizações da Receita Federal que identificaram a venda de mercadorias estrangeiras sem comprovação de origem e produtos falsificados. O grupo investigado, formado por três redes de lojas de eletrônicos, utilizava terceiros para ocultar a propriedade das empresas e do patrimônio obtido.
A operação mobilizou cerca de 65 policiais federais, 72 policiais civis e 56 auditores e analistas da Receita Federal. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de descaminho, contrabando, associação criminosa, lavagem de capitais, violação de propriedade de marca, concorrência desleal e comercialização de produtos impróprios para o consumo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).