A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (25.09) a "Operação Terabyte", para identificar e prender criminosos envolvidos no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A operação, que contou com a colaboração de unidades das Polícias Civis estaduais, cumpriu 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação.
Mato Grosso consta entre os Estados com registro de prisões em flagrante. Conforme a PF, os policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em Jauru, em Mato Grosso, expedidos pela Vara Federal de Cáceres. "Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, os policiais federais encontraram farto material de imagens e vídeos de abuso sexual infantil, resultando também na prisão em flagrante de um dos investigado", informou a PF.
Além de Mato Grosso, também tiveram prisões em flagrante nos Estados de: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e São Paulo. Ao todo, mais de 750 policiais participaram da operação.
Segundo a Polícia Federal, a ação tem como foco a prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes, além da apreensão de computadores e outros dispositivos que contenham esse tipo de material. No Distrito Federal, três homens foram presos em flagrante: um homem de 59 anos, em Taguatinga, com mais de 20 mil arquivos de pornografia infantil; outro de 39 anos, no Recanto das Emas, com 300 arquivos; e um terceiro, de 38 anos, no Cruzeiro, com 5 mil arquivos, sendo este último sargento da Força Aérea Brasileira.
Operação Terabyte
A Operação Terabyte reforça a integração entre forças policiais federais e estaduais no combate a crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de menores. Segundo a PF, o nome da operação faz referência à grande quantidade de material armazenado pelos criminosos, sendo o "terabyte" uma unidade de medida correspondente a mil gigabytes, um volume de dados significativo no contexto de investigações digitais.
Além da força policial brasileira, a operação teve apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI), da Embaixada dos Estados Unidos. A cooperação internacional reforça o combate a crimes que transcendem fronteiras, sobretudo os relacionados à internet.
Leia mais: Homem presta queixa contra ex-companheira que não aceita fim do relacionamento em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).