A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (26.09) a Operação Trypes para desarticular organização criminosa responsável pela extração e comercialização ilegal de ouro da Amazônia Legal.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, dois mandados de suspensão de atividade econômica, dois mandados de bloqueio de contas e seis mandados de prisão preventiva nos municípios de Aripuanã, Alta Floresta, Juína, Nova Bandeirantes e Paranaíta.
As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª. Vara da Justiça Federal de Mato Grosso e o inquérito corre em segredo de justiça.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que a comercialização ocorria por meio de um esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo emissão de documentos falsos e uso de contas bancárias abertas para esta específica finalidade criminosa.
A Operação Trypes tem ligação com o ouro que foi localizado em um avião em Aripuanã em junho. Na época, dois homens foram presos com 6,5 quilos de ouro avaliados em R$ 7 milhões, que seriam transportados para fora do estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).