27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021, 14:48 - A | A

Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021, 14h:48 - A | A

7 DE SETEMBRO

PF cumpre mandado na sede da Aprosoja em Cuiabá

Documentos e computadores serão apreendidos e passarão por perícia para apurar supostos usos de dinheiro público nas manifestações de 7 de setembro

Fernanda Renatè & kleyton Agostinho/VGN

VGN

APROSOJA

44

 

A Polícia Federal cumpre na tarde de hoje (06), mandado de busca e apreensão na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), em Cuiabá. O pedido de busca e apreensão foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo ao pedido da Procuradoria Geral da República (PGR)  para garantir a ordem pública em 7 de Setembro.

"A BUSCA E APREENSÃO de documentos físicos e eletrônicos indicativos de associação entre investigados, tais como agendas (inclusive de anos anteriores), documentos (incluindo procurações e alvarás), rascunhos ou demais documentos congêneres e de mídias e armazenamento (pendrive, HD EXTERNO, notebook, HD CPU), aparelhos de telefone (se smartphones), dentre outros, com arquivos importantes à investigação, em posse da seguinte pessoa, em endereços pessoais ou profissionais", consta da decisão do ministro.

Alexandre Moraes ainda autorizou a Polícia Federal a prosseguir nas medidas de busca e apreensão em endereços contíguos, devendo adotar todas as medidas necessárias para verificar a existência de eventuais cômodos secretos ou salas reservadas em quaisquer dos endereços diligenciados, franqueando-lhe, ainda, acesso, cópias ou apreensão, dos registros de controle de ingressos nos endereços relacionados, caso existam.

Leia também: Casal fura bloqueio na MT-251, atropela policial e acaba preso em Cuiabá

A Associação tem sido alvo de investigações e operações após o produtor rural Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, ser investigado como um dos possíveis financiadores das manifestações em prol do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), em Brasília (DF), amanhã (07.09), quando comemora Independência do Brasil.

Outro lado - A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) respondeu por meio de nota à reportagem que não financia, apoia, ou tenha convocado a população para atos criminosos e violentos de protestos. Veja na íntegra. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à medida judicial cumprida nesta segunda-feira (06.09.2021), na sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), a entidade esclarece que se trata de decisão nos autos do Inquérito 4879/DF que apura a convocação da população, por meio das redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de “caminhoneiros”.

A decisão determinou:

1) o bloqueio de saques das contas bancárias da Aprosoja-MT, até o dia 8.9.2021, quarta-feira;

2) sejam identificados e informados os valores transferidos a partir das contas bancárias dessa entidade para outras entidades ou terceiros, desde o dia 10.8.2021, a partir do patamar mínimo de R$ 10.000,00.

Aprosoja-MT e seus dirigentes esclarecem que jamais financiaram, apoiaram, ou convocaram a população para atos criminosos e violentos de protesto, às vésperas do feriado de 07.09.2021, durante uma suposta manifestação e greve de “caminhoneiros”.

A entidade preza pelos preceitos legais e constitucionais, e já está disponibilizando toda documentação solicitada, pois é a principal interessada no esclarecimento dos fatos, já que nada tem a esconder da sociedade e principalmente dos seus associados.

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760