A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (20.12) a operação Sisamnes, que investiga suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT). A operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (20.12).
Conforme informações da PF, há um mandado de busca e apreensão sendo cumprido no Estado. A busca seria em endereços ligados a um desembargador, investigado no caso. A operação é conduzida pela sede da PF em Brasília.
A investigação sobre investigação de venda de sentenças afastou em agosto deste ano os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho das funções no TJMT. O lobista Andreson Gonçalves apontado como intermediário das vendas foi preso.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal, são cumpridos mandados de busca e apreensão, afastamento das funções públicas de servidores do Poder Judiciário, proibição de contato e saída do país, recolhimento de passaportes, além do bloqueio de R$ 1,8 milhão dos investigados e o sequestro dos imóveis adquiridos por um Magistrado.
O nome da operação faz referência a um episódio da mitologia persa, durante o reinado de Cambises II da Pérsia, que narra a história do juiz Sisamnes. Ele teria aceitado um suborno para proferir uma sentença injusta.
A operação investiga os crimes de organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e vazamento de informações sigilosas.
Segundo as investigações, foram detectadas sucessivas operações imobiliárias suspeitas promovidas pelos investigados, com aparente propósito de dissimular a origem ilícita do dinheiro utilizado para financiar a compra de imóveis residenciais e de veículos.
Ao , a assessoria do TJMT destacou que não tem informação alguma sobre esta operação. “Não aconteceu no âmbito do TJ.”
Leia mais: MPF manifesta pela prisão do lobista Andreson Gonçalves, diz fonte
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).