Dez ocorrências criminais foram registradas durante a Operação Lei Seca, realizada em Várzea Grande, na madrugada deste sábado (29.03). Destas, nove envolveram embriaguez ao volante — três delas associadas a outros delitos — e uma, porte ilegal de drogas. Esta foi a 12ª ação realizada no município com o objetivo de prevenir e reprimir o consumo de álcool por condutores de veículos automotores.
As abordagens ocorreram na Avenida da FEB, no bairro da Manga, e foram encerradas por volta das 3h, resultando na remoção de 41 veículos — sendo 27 carros e 14 motocicletas —, além da lavratura de 88 autos de infração.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, 158 veículos foram abordados e 150 condutores realizaram o teste do bafômetro. Dirigir sem habilitação ou com a carteira de motorista suspensa foram fatores agravantes na autuação de três motoristas embriagados.
IMPLICAÇÕES
Além da autuação criminal, que exige o pagamento de fiança para que o indivíduo possa responder ao processo em liberdade, a multa para quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool é, inicialmente, de R$ 2.934,70, podendo chegar a R$ 5.869,40 em caso de reincidência.
O motorista também terá a CNH suspensa e perderá o direito de dirigir por até 12 meses. Essas penalidades estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). (Com assessoria Sesp/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).