A Polícia federal deflagrou na manhã desta terça-feira (04.11), em Mato Grosso e mais três Estados, a operação 'Veraneio', que visa desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas que atua no país, na Venezuela e Honduras.
Segundo informações da PF, 48 mandados, sendo sete de prisão temporária, 17 conduções coercitivas e 24 buscas e apreensões, estão sendo cumpridos no Estado e também em São Paulo, Minas Gerais e Amazonas.
Em Mato Grosso, os mandados serão cumpridos nos municípios de Sinop (a 503 km de Cuiabá) e Sorriso (a 420 km de Cuiabá). Das sete prisões determinadas pela Justiça, quatro devem ocorrer em Sinop, e as demais serão efetuadas em São Paulo.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações iniciaram em 2011, e os agentes calculam que eram transportadas cerca de uma tonelada de cocaína por mês, entre a região de Apure na Venezuela, fronteira com a Colômbia e dominada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), tendo como destino Honduras, visando a abastecer cartéis sediados no México.
Conforme a PF, a quadrilha tinha como base central a cidade de Sinop-, e realizava adaptações nas aeronaves adquiridas no Brasil para o transporte de cargas e adulteravam o prefixo (número de identificação da aeronave). Os aviões de pequeno porte levavam a droga entre Venezuela e Honduras. Depois disso, os integrantes da quadrilha abandonavam a aeronave e retornavam ao país em um vôo comercial.
A pena para o crime de tráfico internacional de drogas pode variar entre cinco anos e 10 meses até 25 anos de reclusão.
Atualizada ás 11h50 - A Polícia Federal confirmou que os quatros suspeitos de liderarem a quadrilha foram presos agora pela manhã em Sinop. A PF também afirmou a apreensão de R$ 1,5 milhão em poder dos criminosos.
Atualizado em 12h30min - A Polícia Federal cumpriu todos os mandados. Confira resultado parcial da operação Veraneio.
1. Todos os mandados expedidos no bojo da Operação Veraneio já foram cumpridos;
2. Entre os bens apreendidos estão:
a) veículos novos;
b) R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) divididos em dinheiro em espécie, cheques, euros e dólares;
c) jóias;
d) documentos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).