07 de Outubro de 2024
07 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 11:22 - A | A

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 11h:22 - A | A

VEREADOR

"Calistro usou experiência como policial civil para orientar grupo no tráfico”, diz delegado

Gislaine Morais & Edina Araújo/VG Notícias

 Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (19.12), o delegado da Polícia Judiciária Civil, Vitor Hugo Bruzulato afirmou que existem elementos suficientes para associar o vereador de Várzea Grande, Jânio Calistro (PSD), ao grupo criminoso envolvido ao tráfico de drogas.

De acordo com o delegado, o vereador usou da experiência como policial civil aposentado para orientar o grupo de como não ser incomodado pela Polícia. “As formas e período que seriam realizadas as transações, troca de plantão, uma série de dicas que realmente colaboravam”, afirmou.

Durante a operação foram apreendidos materiais, que segundo Vitor, comprova a ligação do vereador a esse grupo criminoso. O delegado ainda salientou que que o grupo criminoso que o parlamentar faz parte, está bem acima na pirâmide de hierarquia. “Eles eram responsáveis pelo tráfico de drogas em Várzea Grande”.

Ele ainda destacou que nesse período de 70 dias de investigação, seis pessoas foram presas em flagrantes, assim como a apreensão de drogas e aparelhos celulares. Então esse conjunto probatório, segundo o delegado, comprova que esse vereador está associado a esse grupo criminoso, que tem como principal objetivo o crime de tráfico de drogas.

“Eles comercializavam maconha, cocaína e pasta base. Durante a ação foram apreendidos, uma arma de fogo, caderno de anotação, balança de precisão, entorpecentes, assim como materiais usados nas embalagens das drogas”, pontuou.

O vereador deve ficar em uma cela diferente, devido ao curso superior que ele possui, e não por se tratar de policial civil aposentado. "Agora estamos juntando o certificado de nível superior, e será encaminhado ao Centro de Custodia de Cuiabá”, encerrou o delegado.

Outro lado: Na saída da DRE, Jânio falou rapidamente com a imprensa e garantiu que vai provar sua inocência. “Vou provar minha inocência e vou chamar vocês, pode ficar tranquilo que eu vou explicar para vocês”, afirmou. Ele foi encaminhado para a sede do Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO), onde vai ficar preso.

Entenda o caso: A prisão do vereador aconteceu na manhã desta quinta-feira (19.12), durante a operação “Cleanup”, deflagrada pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes.

Ainda durante a ação mais 20 pessoas foram presas. Dentre elas, vários com passagens criminais, principalmente com reincidência ao tráfico de drogas. As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município.  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760