Para diminuir os efeitos da poluição ambiental decorrente do exercício da propaganda eleitoral, a Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso instituiu a Campanha “Eleição sem Poluição”,com a redução de out-doors, cavaletes, cartazes etc. A iniciativa está regulamentada na Portaria 02/2022 e sua propagação será realizada pelas 57 zonas eleitorais, cada qual atuando nos municípios de suas responsabilidades.
De acordo com a Portaria, os cartórios eleitorais poderão realizar reuniões, palestras e campanhas junto aos partidos políticos, coligações, federações, candidatos e imprensa, no intuito de buscar apoio para que as Eleições 2022 transcorram sem poluição em todas as suas formas: visual, sonora, atmosférica, eletrônica e de solo. A conscientização e prevenção também devem ser o foco desses encontros.
Entre as orientações a serem repassadas pelos cartórios eleitorais aos envolvidos no processo eleitoral estão: que se abstenham ou, na impossibilidade, reduzam o uso de material impresso, dando preferência para meios de propaganda com menor potencial poluidor, tais como internet (redes sociais, websites e páginas), televisão, rádio, etc. E, se houver necessidade de material impresso, que optem por utilizar papéis ou materiais reciclados ou biodegradáveis, visando reduzir o impacto ambiental durante e após a campanha eleitoral e que as sobras, ou seja, materiais impressos que não forem utilizados durante a campanha, sejam entregues diretamente as entidades públicas ou privadas responsáveis pela reciclagem mais próximas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).