26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 15:32 - A | A

Terça-feira, 13 de Agosto de 2019, 15h:32 - A | A

Operação Arca de Noé

TJ/MT aponta “vício” em decisão de Selma e anula condenação de Bosaipo

Lucione Nazareth/VG Notícias

Humberto Bosaipo

 

Por unanimidade, os desembargadores da Primeira Câmara Criminal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) anularam nesta terça-feira (13.08) a decisão da juíza aposentada da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Arruda (atualmente senadora pelo PSL) que havia condenado o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Humberto Bosaipo, a 18 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

A condenação é da ação oriunda da Operação Arca de Noé, deflagrada pela Polícia Federal em 2002 e que apurou esquemas de fraudes em licitações da Assembleia Legislativa.

A defesa do ex-conselheiro ingressou com pedido de suspeição contra a juíza aposentada após a ex-assessora de Selma, Midiã Maira de Carvalho Gonçalves, ter afirmado que a ex-magistrada ordenava que todos os requerimentos da defesa de Bosaipo fossem negados, antes mesmo de qualquer exame.

Em novembro de 2018, o relator do pedido de Bosaipo, votou favorável ao pedido de suspeição apontando que Selma teria tido atuação parcial. “A conclusão é de uma atuação parcial sim, motivada por repercussão política positiva nesta ação e, portanto, estou julgando procedente para anular a sentença condenatória”, disse o magistrado em seu voto.

Porém, naquela sessão o desembargador Orlando Perri pediu vistas e adiou o julgamento. Na sessão desta terça (13), Perri apresentou um breve acompanhando o relator afirmando ter ocorrido “vício na sentença condenatória”, acolhendo o pedido de suspeição e anulando a condenação de Bosaipo -  audiências, bem como as provas produzidas, ainda possuem validade.

O presidente da Câmara Criminal, desembargador Paulo da Cunha, acompanhou o voto.

Com a decisão, os autos do processo devem ser encaminhados a Sétima Vara Criminal de Cuiabá que deve ratificar ou não os demais atos decisórios.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760