DEM consulta TSE possibilidade de Lucimar concorrer à reeleição em 2020

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Júlio Campos

Júlio Campos (DEM)

O secretário-geral do Democratas em Mato Grosso, Júlio Campos, disse ao #vgnoticias que o partido prepara uma consulta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber a possibilidade da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), concorrer novamente a Prefeitura Municipal, nas eleições 2020.

De acordo com o democrata, a consulta será baseada no caso do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) que conseguiu concorrer a três eleições seguidas ao Governo paulista, sendo elas 1998, 2002 e 2006.

Nas eleições de 1998, Alckmin concorreu ao Governo de São Paulo como vice na chapa do então governador Mário Covas, sendo eleitos no pleito daquele ano. Porém, em 22 de janeiro de 2001, Covas se afastou do cargo de governador em decorrência de um câncer, falecendo em 06 de março daquele ano. Na oportunidade, Geraldo assumiu o cargo. Em 2002 concorreu à reeleição no qual sagrou vitorioso.

Em 2006, Geraldo Alckmin concorreu novamente ao Governo do Estado porque o TSE entendeu que o período de março de 2001 até dezembro de 2002, o tucano ficou como governador interino por não ter sido eleito por voto popular para o cargo, e diante disso liberou sua candidatura. Alckmin foi eleito novamente governador de São Paulo em 2006.

“O caso da Lucimar entendemos ser semelhante. Ela assumiu a Prefeitura por força de decisão judicial e não por ter sido eleita prefeita nas eleições de 2012. Ela apenas concorreu as eleições de 2016 e diante disso vamos fazer esta consulta se ela pode ou não a ser candidata nas eleições de 2020”, explicou Júlio Campos.

Porém, ele disse que é apenas uma consulta e não significa que Lucimar será candidata do DEM para o pleito do próximo ano. “A consulta não significa que ela é candidata até porque nós temos dentro do partido muitos nomes para ser candidato como também em partidos que compõem nossa base. Entendemos que a Lucimar é consenso devido a boa gestão que vem realizando, mas concorrer uma nova eleição é um fato que ainda nem foi cogitado por nós”, justificou.

Sobre a consulta, o democrata limitou-se a dizer que o Diretório Estadual do DEM irá contratar um jurista especializado na área eleitoral para fazer a consulta junto ao TSE.

“Acreditamos que até junho esta consulta será protocolada no TSE. Isso que iremos fazer é tão importante que pode ajudar até mesmo prefeito de outras cidades a tirarem dúvidas se pode ou não concorrerem ao cargo novamente”, finalizou Campos sem detalhar nomes dos gestores que também podem ser beneficiados com a consulta.


Fonte: VG Notícias

Visite o website: wwww.vgnoticias.com.br