26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 17:00 - A | A

Quinta-feira, 13 de Setembro de 2018, 17h:00 - A | A

Várzea Grande

Com previsão de chuva para os próximos dias, Defesa Civil de VG monitora áreas de riscos

Adriana Assunção/VG Notícias

Reprodução

área de risco

 

Com a possibilidade de chuvas neste final de semana, a Defesa Civil de Várzea Grande monitorou as áreas de riscos onde ocorreu maior número de tragédias decorrente dos alagamentos, desmoronamentos, quebra de pontes e desmoronamentos de casas registradas no período chuvoso do ano passado.

Em Várzea Grande, a Defesa Civil atua em conjunto com a Guarda Municipal e com as Secretarias de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SMDU); Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMMDRS) e Habitação.

Segundo o adjunto do coordenador da Defesa Civil, Manoel Reis, as chuvas indicadas para esta sexta-feira (14.09), conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), não indicam ventos fortes, mas a Defesa Civil está monitorando as áreas que representam mais riscos, de acordo com o mapeamento das áreas mais afetadas durante o período chuvoso. 

“Fizemos todo um levantamento preliminar das áreas de riscos que estão em torno do rio Cuiabá, posso citar o córrego do Traíra, córrego do General, o córrego do Jacaré, córrego da Manga, mas esses levantamentos são preliminares, quem faz esses levantamentos com dados técnicos são os geólogos, no órgão não temos, então, foi contratado uma empresa para esse estudo, eles estão terminando ainda”, pontuou o GM.

Manoel Reis ressaltou ainda, que na ação conjunta, a SMDU tem a responsabilidade de fazer a prevenção e acionar as outras Secretarias. Segundo ele, a SMDU verá as questões de limpeza, a SMMDRS verá a questão ambiental e se tiver pessoas que moram no local e precisam ser retiradas é acionada a Habitação do Município. Leia Mais: Operação conjunta identifica áreas de risco em Várzea Grande

“Atuamos em conjunto, a Defesa Civil não trabalha em urgência, então, em casos de urgência, a pessoa pode ligar nos telefones 153 da GM, 190 e 193 de emergência.”

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760