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Fatos de Brasília Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 11:03 - A | A

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024, 11h:03 - A | A

EDUCAÇÃO

Seminário Nacional discute o Direito à Educação em contextos de emergência

Evento ocorre no auditório do TCU nesta quinta (20) e sexta-feira (21)

Da Redação/VGN

Nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), Ministério da Educação (MEC) promove o Seminário Nacional Direito à Educação e Garantia das Aprendizagens em Contextos de Emergência e Pós-Emergência, no Auditório Ministro Pereira Lira, no Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento reune dirigentes de redes de ensino, conselhos normativos, associações científicas, organizações da sociedade civil e especialistas, com o objetivo de discutir e lançar políticas públicas para a educação.

No primeiro dia, intitulado "Escola das Adolescências: Regime de Colaboração e Fortalecimento dos Anos Finais", o seminário concentra-se no fortalecimento e melhoria da qualidade educacional para os anos finais do ensino fundamental.

A abertura contou com a presença de importantes figuras da educação, incluindo Kátia Schweickardt (SEB/MEC), Cleber Vieira (SECADI/MEC) e representantes de entidades como Consed, Undime e ANPED.

O dia será encerrado com sessões sobre financiamento e regulação no ensino fundamental, mediadas por especialistas como Valdoir Pedro Wathier (DIMAM/SEB/MEC) e Ricardo Tonassi (FONCEDE), que discutem as complexidades e necessidades do financiamento educacional.

O segundo dia será focado na "Garantia à Educação e Direito às Aprendizagens", apresentando a nova política nacional de recomposição das aprendizagens, essencial para lidar com as defasagens educativas exacerbadas por contextos de emergência, como desastres naturais e crises sanitárias.

O seminário será concluído com um debate sobre mudanças climáticas e políticas educacionais, seguido por um coquetel de encerramento, onde os participantes puderam continuar as discussões de forma mais informal.

O lançamento das políticas discutidas durante o seminário promete impactar positivamente a educação brasileira, garantindo que todos os estudantes tenham a oportunidade de aprender e prosperar, independentemente das circunstâncias externas.

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