Começam nesta segunda-feira (22.01) as inscrições para Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo termina na próxima quinta-feira (25.01). Para se inscrever, os estudantes interessados devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação.
Nesta edição, há 264.360 vagas ofertadas em instituições de ensino superior federais, estaduais e municipais. A lista com o número de vagas do Sisu 2024 por instituição pode ser conferida no site oficial do programa.
Para participar do Sisu, é necessário que o candidato tenha feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023, que não tenha zerado na prova de redação e que não tenha participado do exame como treineiro. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
COMO SE INSCREVER NO SISU?
- Para fazer a inscrição, é preciso que a pessoa entre no Acesso Único e clique na opção "fazer inscrição".
- Na próxima tela, o candidato deverá clicar em entrar com o login em gov.br ou em fazer cadastro.
- Antes de começar a inscrição propriamente dita, será necessário confirmar alguns dados pessoais.
- Em seguida, será preciso escolher até duas opções de curso que podem ser pesquisadas por cidade, instituição ou pelo nome do curso.
- Depois, o sistema irá pedir para que os dados de curso, modalidade de vaga e documentação exigida pela instituição na matrícula sejam confirmados.
- Se tudo estiver certo, será preciso clicar em "confirmar minha inscrição".
É PRECISO PAGAR PARA SE INSCREVER?
Não, a inscrição é feita exclusivamente pela internet, no portal, sem a cobrança de taxas.
COMO SABER SE FUI SELECIONADO NA LISTA DE ESPERA DO SISU?
A página do Sisu divulga a data de início da convocação dos candidatos em lista de espera, mas as chamadas são realizadas diretamente pelas instituições de ensino.
Por isso, o candidato que estiver na lista de espera deve acompanhar as convocações junto à instituição na qual tenha manifestado interesse. É importante, por exemplo, estar atento aos meios de comunicação utilizados pela instituição de ensino.
Leia Também - Com inscrições gratuitas, Unemat abre seletivo para contratar professores