O Governo Federal promulgou acordo que institui a Fundação Internacional (UE-ALC), firmado pelo Brasil, em São Domingos, em 25 de outubro de 2016. O texto foi assinado pela União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Com sede em Hamburgo, na Alemanha, a fundação funciona em caráter provisório desde 2012.
Sua missão é promover e fortalecer a parceria estratégica entre os dois blocos de países, melhorando sua visibilidade, incentivando a elaboração de estudos e estimulando a participação do setor acadêmico e das respectivas sociedades civis.
A entidade vem atuando por meio de quatro programas: o Explora, que financia projetos de pesquisa de temas relevantes para a associação; o Empreende, que monitora a relação econômica entre as regiões, recolhendo e divulgando informações sobre competitividade, inovação, comércio, financiamento e capacitação de recursos humanos; o Conecta, que promove a participação da sociedade civil; e o Comunica, que visa dar mais visibilidade à associação, revitalizar a agenda entre os parceiros e estimular o conhecimento mútuo entre as regiões.
Leia Também - Governo Lula vai elaborar PAC da Agricultura Familiar