O Banco Central aprovou alterações nas regras para pagamento de boletos, permitindo que eles possam ser pagos via Pix. A medida deve entrar em vigor em 03 de fevereiro de 2025. Atualmente, os boletos só podem ser pagos por códigos de barras.
O banco informou que a mudança proporcionará que os pagamentos poderão ser realizados a partir de QR code específico, inserido no próprio boleto, aumentando a segurança e a agilidade.
A instituição anunciou ainda uma nova modalidade de cobrança, o boleto dinâmico, que assegurará que o pagamento seja direcionado ao legítimo detentor de direito, já que os títulos podem ser negociados e “vendidos” - o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo Banco Central.
Contudo, o banco avisou que os sistemas de escrituração ou de registro que auxiliarão no suporte digital a esses títulos ainda se encontram em processo de implementação, e que desta forma o boleto dinâmico só deve começar a funcionar seis meses depois da aprovação dos sistemas.
Leia Também - TRE-SP forma maioria para cassar mandato de Carla Zambelli por divulgar fake news