O Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 em um clássico tenso, válido pela 7ª rodada atrasada da Taça Guanabara, no Maracanã, na noite dessa quarta-feira (12.02). O gol de Léo Ortiz garantiu a liderança ao Rubro-Negro e praticamente assegurou sua vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. No entanto, o que ficou marcado após o apito final não foi apenas o resultado, mas uma confusão generalizada que resultou em expulsões, agressões e a intervenção da Polícia Militar.
A confusão começou logo após o término da partida. Bruno Henrique, atacante do Flamengo, que já havia se desentendido com Alexander Barboza durante o jogo, provocou o zagueiro do Botafogo ao deixar o gramado. Barboza reagiu empurrando o rubro-negro e partiu para cima dele, gerando uma briga. Gerson entrou na confusão para defender o companheiro e também acabou expulso.
O tumulto ganhou proporções ainda maiores quando Barboza tentou acertar um soco em Bruno Henrique. Cleiton, zagueiro reserva do Flamengo que não havia participado do jogo, acabou acertando um golpe no rosto de Barboza, que teve sangramento bucal e perdeu um dente. Cleiton também foi expulso.
A briga precisou ser contida por seguranças e comissões técnicas das duas equipes, com o apoio da Polícia Militar. Mesmo após o controle inicial da situação no gramado, os jogadores do Botafogo aguardaram os atletas rubro-negros no túnel de acesso aos vestiários, o que gerou uma nova confusão. Barboza, ainda nervoso com o ferimento, esperava por Cleiton, e mais empurrões e trocas de agressões aconteceram antes que o tumulto fosse definitivamente contido.
O árbitro da partida distribuiu cartões vermelhos para Barboza, Gerson e Cleiton, mas novos relatos de agressões podem ser acrescentados à súmula. Além disso, a arbitragem foi alvo de críticas ao longo do jogo, principalmente por não expulsar De La Cruz, do Flamengo, após uma cotovelada em Matheus Martins, que foi punida apenas com cartão amarelo.
Com a vitória, o Flamengo chegou a 17 pontos, assumindo a liderança isolada da Taça Guanabara e ficando muito próximo da classificação para as semifinais. O time volta a campo no sábado, quando enfrenta o Vasco, no Maracanã, às 21h45.
Já o Botafogo, que permanece em sexto lugar com 12 pontos, terá que reagir no próximo compromisso, também no sábado, contra o Boavista, às 19h, em Bacaxá.
Leia também - “Bola é muito ruim”, critica Neymar após derrota do Santos para o Corinthians no Paulistão
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).