Os trabalhadores que têm direito de receber o Abono Salarial (PIS – Programa de Integração Social) ano-base 2019, poderão pedir o saque do abono salarial a partir de 31 de março, quando é encerrado o calendário vigente de pagamentos.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 320 mil pessoas não sacaram o valor do abono salarial PIS/Pasep do ano-base 2019. Ao todo R$ 208,5 milhões estão “esquecido” em relação ao abono salarial.
A pasta informou que a partir de 31 de março, o trabalhador que tem direito poderá comparecer presencialmente a uma das unidades de atendimento com documento oficial com foto. Na ausência ou falecimento do trabalhador com direito as cotas do PIS/Pasep, os seus herdeiros também podem realizar o saque dos valores.
Ainda segundo o Ministério, deve ser solicitada a abertura de recurso administrativo para que o abono salarial seja reenviado para as instituições financeiras pagadoras.
O PIS é destinado aos funcionários da rede privada, tem direito ao abono salarial e quem trabalhou com carteira assinada no ano de referência (2019) e recebeu até dois salários mínimos por mês e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Também será liberado o Pasep, que é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.
Leia Também - PIS/Pasep começa a ser pago nesta terça (08); saiba quem tem direito