Começam nesta terça-feira (08.02) os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep para os trabalhadores da iniciativa privada. Esses pagamentos se referem ao ano-base 2020. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 29 de dezembro.
De acordo com Ministério da Cidadania, têm direito ao abono salarial cerca de 23 milhões de trabalhadores, sendo 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep. O total pago é de R$ 21,82 bilhões (R$ 19,5 bilhões do PIS). O trabalhador vinculado já poder consultar, desde 1º de fevereiro, o valor a ser recebido.
O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior.
O trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. É possível ainda receber pelo Caixa Tem, através da poupança social digital.
Importante destacar que em 15 de fevereiro será liberado o Pasep para os servidores públicos.
Leia Também - Governo divulga calendário de pagamentos do Abono salarial PIS/Pasep: confira