O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou nesta quinta-feira (07.05) que começa na próxima semana o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). O anúncio foi feito em reunião virtual da Comissão Mista de deputados e senadores montada para acompanhar medidas do Governo federal para o enfrentamento da covid-19.
Inicialmente o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que a segunda parcela seria realizada a partir de 24 de abril, porém, o Governo voltou atrás alegando falta de recursos para efetuar os pagamentos.
Nesta quinta (07), Onyx Lorenzoni garantiu aos parlamentares que o Governo já dispõe de recursos para pagar a nova parcela e que eles começaram a ser realizados na próxima semana. Na reunião, o ministro confirmou que o calendário de pagamento deve ser divulgado nesta sexta-feira (08.05).
Ainda segundo Onyx, o Governo deve anunciar nos próximos dias uma parceira com os Correios para que a empresa auxilie pessoas que não têm acesso à internet a fazer o cadastro para receber o benefício. A forma que a parceria deve ocorrer e outras questões envolvendo-as (como horário de atendimento do cadastramento), ainda está sendo definido pelo Governo.