Pelo menos, 18,5 mil dos contribuintes de Mato Grosso deixaram de apresentar os dados do imposto de renda à Receita Federal, referente ao exercício de 2012. O prazo se encerrou no último dia 30 de abril e o número corresponde a 4%, se comparado às 390.187 declarações feitas dentro do período concedido.
A multa mínima por atraso é de até 20% do valor devido, que deve chegar ao valor mínimo de R$ 165,74. Quem não entregou dentro do data limite, pode usar o mesmo programa disponível no site da Receita Federal. Além da multa, o contribuinte que perdeu o prazo e ainda não enviou a declaração pode ficar impedido de fazer financiamentos, por exemplo.
“O contribuinte fica com pendência fiscal e impede que uma certidão negativa seja emitida, até que ele regularize essas pendências. Dessa forma, ele fica impedido de tomar posse em concursos públicos, não pode abrir uma conta-corrente, fazer um financiamento imobiliário, e diversos outros atos da vida civil'', explicou o chefe de análise tributária da Receita Federal, Paulo Sérgio Miranda.