A primeira edição da Feira Multisetorial de Cáceres (214 km de Cuiabá), reuniu dois grandes eventos. A 2ª Feira de Flores com todas as floriculturas da cidade - e também a Feira Itinerante de Artesanato em parceria com a Secretaria Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
De acordo com o secretário Alan Zanatta, titular da Sicme/MT, a feira que começou na última quinta-feira (12.09) e encerrou neste domingo (15.09), movimentou aproximadamente R$ 1,2 milhão em volume de negócios, gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos.
Zanatta disse que a feira Multsetorial representa uma conquista para cidade, além de servir como vitrine para as empresas do município e região apresentarem seus produtos e serviços.
“Evento como este é importante para todos os municípios de Mato Grosso. Além disso, é uma ocasião onde empresas de diversos setores mostram seus potenciais e criam novas oportunidades de negócios. Por isso, a Secretaria vai continuar apoiando eventos desta natureza, e esperamos contribuir ainda mais para que seja ampliada, a fim de fomentar o comércio e a economia da cidade e região”, enfatiza Alan Zanatta, em entrevista ao VG Notícias.
Conforme Zanatta, o evento durou quatro dias, mais de 80 expositores de diversos segmentos participaram, desde alimentícios até a comercialização de móveis e veículos. A feira foi montada em uma área coberta 2.600 metros quadrados e recebeu aproximadamente 40 mil pessoas.
“É uma forma de o Governo do Estado estar presente por meio de Feira Itinerante de Artesanato. Neste evento, em Cáceres, foram montados 30 estandes com mais de cinco mil produtos de 60 artesãos do Estado. Uma forma do Governo contribuir com aqueles profissionais que não possuem ateliê para comercializarem seus produtos ou recursos financeiros para participarem de grandes eventos de negócios. Estimulamos este trabalho tão importante para a geração de emprego e renda nos municípios”, enfatiza o secretário Alan Zanatta.
O projeto percorre Mato Grosso participando do calendário de eventos dos municípios, divulgando a riqueza, a cultura e o trabalho dos artesãos do Estado.
Serviços oferecidos pela Sicme/MT - No local uma equipe de servidores da Sicme também realiza o cadastramento dos profissionais para emissão da Carteira Nacional do Artesão, um documento profissional que além de contribuir com a formalização do trabalho, oferece vários benefícios.
Por meio do Programa de Artesanato (PAB-MT), o artesão tem direito a isenção na cobrança de ICMS para a comercialização dos produtos, a regulamentação da profissão na Carteira de Trabalho, o cadastramento no INSS, a requalificação em cursos e oficinas de aperfeiçoamento profissional. (Com informações de Fernando Dutra).