03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Economia Quarta-feira, 15 de Agosto de 2012, 09:44 - A | A

Quarta-feira, 15 de Agosto de 2012, 09h:44 - A | A

Voto nas Escolas

Eleições nas escolas começam nesta quarta

da Redação

Após meses de campanha nas escolas públicas, quando foram discutidas propostas para melhorar a vida na comunidade escolar, os alunos das escolas que participam do programa 'Voto Consciente" irão às urnas hoje para escolher os partidos políticos que, segundo os próprios estudantes, apresentaram a melhores propostas de política pública.

Os das escolas estaduais Padre Ernesto Camilo Barreto e Professora Zélia Costa, irão votar nas urnas eletrônicas preparadas especialmente para o projeto.

Na quinta-feira (16/08), serão a vez dos alunos das escolas estaduais Nadir de Oliveira e Presidente Médici escolherão seus representantes.

Na sexta-feira (17/08), a votação será concluída com a coleta de votos dos alunos da escola estadual André Avelino.

O programa Voto Consciente, desenvolvido pela escola Judiciária Eleitoral em parceria com a secretaria Estadual de Educação, tem objetivo de estimular a participação política dos jovens estudantes bem como despertar a consciência cívica alunos.

Para organizar os debates entre os alunos, o projeto dividiu os temas de relevância social em cinco linhas de atuação, ligados aos partidos políticos criados especificamente para o projeto. Concorrem nas eleições o Partido da Ética e Cidadania; o Partido da Educação e do Meio Ambiente; o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer; o Partido do Respeito às Diversidades; e o Partido do Direito à Vida e à Saúde.

Os representantes dos partidos eleitos no pleito desta semana serão diplomados em cerimônia a ser realizada no plenário da Corte Eleitoral, no dia 31 de agosto, às 9 horas, na sede do Tribunal Regional Eleitoral.

A coordenadora do projeto, Janis Eyer, ressalta a importância do trabalho desenvolvido entre os alunos. 'Chegamos nessa fase final do projeto convencidos de que conseguimos atingir nossos objetivos. Os alunos se envolveram de forma surpreendente, e as ações políticas não ficaram só no campo dos debates. Iniciativas como a dos estudantes da escola Padre Ernesto, que propuseram e viabilizaram a construção de uma horta na escola, demonstram que, mesmo com a descrença na classe política, é necessário que todos se envolvam com a vida pública", destaca a servidora a servidora da Justiça Eleitoral.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760