A Caixa Econômica Federal informou que neste momento irá bloquear as transferências DOC ou TED da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 na Conta Poupança Social. Os pagamentos começaram nessa quarta-feira (20.05).
Na semana passada, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, já havia anunciado a medida e justificou que ela é necessária como forma de evitar que beneficiários consigam sacar o dinheiro após fazer transferências para um familiar ou amigo.
Guimarães disse que na primeira parcela foi identificada muitas transferências sejam para familiares ou até amigos dos beneficiários que proporcionaram que elas sacassem o dinheiro do benefício antes da abertura do calendário para saques sem cartão.
Apesar disso, é importante destacar que a na lei que estabeleceu auxílio emergencial libera a possibilidade transferência bancária. “Ao menos 1 (uma) transferência eletrônica de valores ao mês, sem custos, para conta bancária mantida em qualquer instituição financeira habilitada a operar pelo Banco Central do Brasil”, diz trecho da lei sancionada em 02 de abril.
Vale lembrar que o pagamento da segunda parcela do auxílio aos trabalhadores informais para saques em dinheiro começa no dia 30 de abril e seguem até o dia 13 de junho, de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.