A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira (22.04) a ampliação em duas horas o atendimento em 1.102 agências. O banco passará a funcionar das 08 horas às 14 horas apenas para o atendimento de serviços essenciais à população.
Entre as agências que terão o novo horário de atendimento constam: as agências da Caixa em Várzea Grande (localizadas na Filinto Muller e na Couta Magalhães), de Cuiabá (localizadas no Boa Esperança, Centro, Coxipó, Morada do Ouro), Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres e Campo Verde.
De acordo com o informativo do banco, na agência o cidadão poderá sacar INSS sem cartão; de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.
Conforme o banco, nas agências terão fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina de acordo com o espaço físico disponível, ambas as medidas visando manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
“Somado a isso, vem sendo efetuada sinalização/delimitação dos pisos externos das agências com ocorrência de formação de filas para manutenção do afastamento social”, diz trecho da nota da Caixa.
Ainda na nota, o banco informou que os beneficiários ou que realizaram cadastro para receber auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) aos trabalhadores informais e pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), devem procurar atendimento via aplicativo ou pela internet, e que as pessoas devem procurar a agência somente nos casos de não conseguirem resolver o problema de forma online.
"Vale ressaltar que a prestação de informações sobre cadastro e pagamento do Auxílio Emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA", diz o comunicado.
Importante destacar que nos últimos dias milhares de pessoas reclamaram do aplicativo Caixa Tem, criado para viabilizar o acesso ao auxílio emergencial. Entre as inúmeras reclamações constam os seguintes relatos: dificuldade de uso, movimentação e consulta do saldo.