02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 22 de Dezembro de 2018, 14:30 - A | A

Sábado, 22 de Dezembro de 2018, 14h:30 - A | A

Chapada dos Guimarães

Vereador diz que prefeita cometeu crime e TCE recomenda intervenção

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Bozo

Vereador de Chapada dos Guimarães, Bozó

O presidente da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Benedito Edimilson de Freitas Filho “Bozó” (MDB), afirmou nessa sexta-feira (21.12) em entrevista ao oticias No Ar que não existe perseguição política contra a prefeita da cidade, Thelma de Oliveira (PSDB), e que o procedimento investigatório aberto contra ela pelo Legislativo foi baseado em denúncias todas fundamentadas e que inclusive uma delas foi comprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Leia Mais - Vereadores de Chapada dos Guimarães aceitam denúncia contra Thelma, mas não a afastam do cargo

Segundo ele, desde 2017 já haviam sido protocoladas três pedidos de afastamento e investigação contra Thelma de Oliveira, mas que todos haviam sido arquivados pelo Legislativo. “Desta vez conseguimos o número suficientes de votos para instaurar uma Comissão Processante que irá investigar a prefeita”, explicou.

O parlamentar disso que a abertura do processo investigatório está relacionada a mudança de posição de dois vereadores: Manoel Albenaz “Netinho” (DEM) e Thomas Jefferson (PSDB) que anteriormente votaram contra. “Eles cansaram de ficar apanhando da população pelos serviços que não estão sendo realizados na cidade, e desta vez votaram favorável a investigar Thelma”, contou.

A gestora é investigada por atraso no envio de documentos obrigatórios que deveriam ter sido entregues via Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas (Aplic) do Tribunal de Contas do Estado (TCE); comprar superfaturadas, atraso na entrega das peças orçamentárias (LDO, LOA e PPA) para a Câmara Municipal. “Para se ter uma ideia o Tribunal de Contas reprovou as contas dela e determinou a intervenção em Chapada baseado em uma destas denúncias, que é o atraso no envio de documentos ao Sistema Aplic. Então está confirmado que ele cometeu o crime”, pontuou.

O presidente do Legislativo destacou que entre as denúncias o que causou estranheza foi a compra de 150 palmeiras de 3 metros de altura – compra que está em uma nota fiscal da Prefeitura. “Já andei a cidade inteira e não encontrei essas palmeiras. Essas palmeiras são fantasmas”, cutucou o emedebista.

Conforme o vereador, enquanto Thelma comete inúmeras irregularidades, Chapada dos Guimarães está com lixo espalhado pela cidade, cheio de buracos, pontes quebradas, com cerca de 25 ônibus escolar parados no pátio da Prefeitura (os alunos são transportados por veículos locados junto a empresa de transporte ao custo de R$ 500 mil).

Bozó apontou que tudo isso está acontecendo porque Thelma de Oliveira nunca foi de Chapada. “Ela não conhece Chapada dos Guimarães. Ela não é dela. Além disso, ela está sendo mal assessorada. Quem conhece a cidade é o vice dela, o Osmar Froner. Mas, ele é pouco consultado por ela”, declarou o vereador.

Ao final, ele afirmou que caso a prefeita não apresente até a próxima quinta-feira (27.12) sua defesa junto a Comissão Processante da Casa de Leis irá solicitar uma sessão extraordinária para analisar o caso e quem sabe afastar Thelma da Prefeitura.

“Para mim isso é triste. Eu sou chapadense, nasci lá, criei lá, vivo de lá, e sei que nas três gestões aconteceram isso. Para mim é muito triste ver isso. Eu preferia ver uma praça limpa, as ruas iluminadas, a cidade sem buraco, utilizando os ônibus nosso do transporte escolar, funcionalismo contente, as estradas e pontes estarem 100%, as escolas não faltarem merenda. Eu preferia que tudo estivesse mil maravilhas”, encerrou.

Intervenção em Chapada - O vereador Bozó disse que espera que o governador Pedro Taques (PSDB) cumpra a recomendação do TCE e efetue intervenção em Chapada dos Guimarães antes do fim de seu mandato (31 de dezembro).

Leia Mais - TCE aponta que Thelma cometeu crime de responsabilidade e pede intervenção em Chapada de Guimarães

“Esperamos que o governador Pedro Taques faça o mesmo que ocorreu em 2016, quando faltando pouco dias para encerrar o mandato de Lisú Koberstain frente a Prefeitura de Chapada, ele foi em decretou a intervenção. Senhor governador tem de cumprir e intervir na cidade”, disse o presidente da Câmara afirmando que ainda não foi notificado da decisão do Tribunal de Contas da intervenção.

Suposta negociação por cargos - Ao oticias No Ar, o vereador negou a existência de negociação política com o vice-prefeito de Chapada, Osmar Froner (PRP), para afastamento de Thelma. Na cidade chegou a circular informações de que Bozó se reuniu com Osmar Froner para acertar cargos em troca do afastamento da gestora.

“Não quero nem saber de Secretaria. Eu recebi 482 votos para representar o povo e não negociar Secretarias. Pessoas da gestão Thelma de Oliveira já me ofereceram Secretarias, mas eu não quis. Eu não quero brincar com a cara do povo e vou honrar cada voto que recebi nas urnas”, encerrou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760