O secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Célio dos Santos, em entrevista ao , nesta terça (04.04), falou sobre o município de Várzea Grande ser inserido no Comitê da Bacia do Rio Cuiabá. A manifestação de Apoio para ampliação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá foi assinada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB).
Conforme o secretário, Várzea Grande está à margem direita do rio e o Comitê hoje abrange apenas a margem esquerda. “Com a assinatura, nós vamos, juntamente com as Prefeituras que compõem a margem direita do rio, aderir ao comitê da Bacia do Rio Cuiabá”, contou o secretário.
Por Várzea Grande ser o maior município que compõe a parte direita, seu papel no comitê vai ser de extrema importância para ajudar na preservação do rio. Sendo assim, Célio Santos enfatiza a responsabilidade e as ações que serão encaminhadas pelo município à população.
“Todos nós sabemos que o rio Cuiabá é por si só é um corpo hídrico, e nós precisamos desenvolver ações para preservar os corpos hídricos que desaguam no rio. E nós do município de Várzea Grande, por orientação do prefeito Kalil Baracat, já estamos desenvolvendo, por exemplo, um trabalho de identificação, quantificação e recuperação das nascentes que compõem as micro bacias nos córregos Piçarrão e Trairas”.
Além disso, segundo ele, a Secretaria de Meio Ambiente de Várzea Grande está desenvolvendo um trabalho na área de educação ambiental e fiscalização, para preservar as nascentes e os corpos hídricos.
Conforme o secretário, com o programa Águas Para o Futuro já foi possível identificar cerca de 20 nascentes em Várzea Grande. Célio destaca que agora o foco é trabalhar juntamente com o Comitê da Bacia do Rio Cuiabá.
“Nós estamos num trabalho de identificação das nascentes. Mas já são 20 nascentes identificadas pelo programa Águas Para o Futuro. Agora nós estamos fazendo um trabalho do município e o Comitê da Bacia do Rio Cuiabá vem para contribuir com esse trabalho”, pontuou.
Leia também - Edna aponta vantagem de Mendes com intervenção e critica discussão entre vereadores “mauristas” e “emanuelistas”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).