O Governo de Mato Grosso entregou nessa sexta-feira (06.03) a primeira UTI Aérea para transporte de pacientes da rede pública de Saúde. A aeronave, modelo Chayenne II XL, viabilizada por meio de uma parceria do governo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Ministério Público Estadual (MPE), trará uma economia inicial de R$ 5 milhões por ano aos cofres públicos, o que representa uma redução de 40% nos gastos com o serviço.
Até então, o transporte dos pacientes era 100% realizado por uma empresa terceirizada, mas a partir de agora, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), será responsável por pelo menos 23 dos 70 voos mensais.
Juntas, Sesp-MT, por meio do Ciopaer, e Secretaria de Estado de Saúde (SES) conduzirão a utilização da primeira UTI Aérea do Estado. Os pacientes continuarão sendo regulados pela Central de Regulação, que acionará o transporte aeromédico para o deslocamento dos pacientes entre os hospitais públicos do Estado.
“Trabalhar em parceria, criando sinergia entre as instituições é algo importante para melhorar a eficiência do serviço público e com isso trazer economicidade, permitindo melhorar a prestação de serviço ao cidadão”, pontuou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes durante a solenidade de entrega. (Com informações da Secom)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).