16 de Novembro de 2024
16 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 02 de Setembro de 2023, 10:55 - A | A

Sábado, 02 de Setembro de 2023, 10h:55 - A | A

SAÚDE

Único em MT: VG terá 100% de cobertura na Atenção Primária na Saúde; de 22 para 139 equipes

Kalil recebeu gestão com 22 Equipes da Família e até outubro vai chegar a 139 equipes

Edina Araújo/VGN

Várzea Grande está próximo de atingir 100% na cobertura da Atenção Primária na Saúde, até outubro deste ano. O prefeito Kalil Baracat (MDB), assumiu a gestão com 22 Equipes da Saúde da Família (ESF). Em janeiro deste ano, segundo o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, as equipes saltaram para 68, agora com o novo projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, o município vai para 139 equipes, o que equivale a 100% de cobertura na Atenção Primária.

“Cada uma dessas equipes é composta por 12 servidores dedicados, incluindo médicos, enfermeiros, agentes de saúde, técnicos e auxiliares, que se empenham em oferecer cuidados de saúde de qualidade à comunidade. Essa expansão representa um marco importante na busca por uma atenção primária eficaz em Várzea Grande”, destacou o Gonçalo.

Conforme o secretário, o financiamento desse projeto vem diretamente do Ministério da Saúde - e os recursos alocados serão proporcionais ao número de equipes e aos resultados alcançados.

Com a ampliação para 139 equipes e a implantação de quatro novas Unidades de Saúde, Várzea Grande terá mais de 150% de aumento na receita destinada à Atenção Primária. O município vai passar de quase 2 milhões para aproximadamente R$ 5,3 milhões.

O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, afirmou que esta expansão significa que cada equipe será responsável por uma área menor, cuidando de aproximadamente 2150 pessoas, antes, com 22 equipes, cada equipe tinha uma área de 8 mil pessoas sob sua responsabilidade. “Isso não apenas permitirá um atendimento mais próximo e eficaz, mas também ajudará a reduzir a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pacientes classificados com azul e verde, casos que podem ser resolvidos na Atenção Primária”.

Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, em 2021, no início da gestão de Kalil, cada equipe, proporcionalmente, de acordo com a população, ficava responsável por cerca de 8 mil pessoas por área, agora, com 139 equipes, cada uma ficará responsável por cerca de 2150 pessoas. O número reduziu substancialmente, o que significa que as pessoas poderão ser melhores atendidas”, destacou o Gonçalo.

Ele ainda destacou que uma das inovações que este projeto trará é a possibilidade de consultas por videoconferência, conectando pacientes e médicos da equipe de forma conveniente.

“O objetivo é garantir que a primeira consulta ocorra nas unidades locais de saúde, fortalecendo a Atenção Primária e tornando Várzea Grande uma referência estadual nesse aspecto. Isso vai dobrar a capacidade de atendimento na rede primária, vai diminuir o fluxo nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) por pacientes que são classificados com azul e verde, que significa pequenos casos, esta classificação tem que ser resolvida nos Postos de Saúde”.

O lançamento oficial do projeto está agendado para outubro, com a presença do secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde. Várzea Grande será um modelo de Atenção Primária à Saúde, oferecendo cuidados de qualidade e acessíveis a todos os seus cidadãos.

Novas unidades - A unidade de Saúde do bairro da Manga será reinaugurada em 16 de setembro, no São Mateus, em outubro, no bairro Maringá, em novembro e um novo posto será instalado no Residencial José Carlos Guimarães, e está fase de licitação.

Leia maisPrefeito garante ETA do Pari em 90 dias: “Vamos colocar para rodar. O importante é ter água na casa do cidadão”

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760