Marcos Vergueiro/Secom-MT
Organização deve disponibilizar 2 milhões de dólares para acelerar programas de concessão de reservas
O ministro do Turismo, Gilson Machado, afirmou que na próxima quinta-feira (26.08) uma equipe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estará em Mato Grosso para fazer estudo de campo, para analisar a possibilidade de investimento no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Machado explicou que a Unesco fechou em fevereiro deste ano uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente (em que o Ministério do Turismo tem participação) para financiar estudos de viabilidade econômica sobre a concessão de parques nacionais. O valor do investimento é de 2 milhões de dólares (em torno de R$ 10,6 milhões).
Leia Também - Gallo cita burocracia na aprovação de projetos e defende estadualização do Parque da Chapada dos Guimarães
Conforme ele, as análises deverão cobrir aspectos financeiros e outros fatores importantes para a concessão das reservas. Em um primeiro momento, o financiamento vai abranger sete parques, entre eles o da Chapada dos Guimarães.
Ainda segundo o ministro, os estudos são semelhantes aos realizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que ajudam a definir a precificação do ativo e o valor do lance mínimo da concessão.
Importante destacar que o Governo do Estado defende a estadualização do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, para que assim possa aplicar recursos para o desenvolvimento do turismo na região.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).