A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) iniciou a primeira etapa intensiva de formação de 120 acadêmicos indígenas que estão iniciando os cursos de licenciaturas em Pedagogia Intercultural e também em Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais e Ciências da Matemática e da Natureza.
A etapa intensiva dessas duas turmas iniciou no dia 30 de novembro e segue até 17 de dezembro. Neste período, os acadêmicos que são oriundos de 33 etnias ficam alojados numa escola agrícola em Barra do Bugres e têm aulas no câmpus René Barbour. Em março de 2017, os indígenas retornam a Barra do Bugres para a segunda etapa intensiva de aulas. Nos períodos intermediários, os acadêmicos realizam etapas nas escolas localizadas nas próprias aldeias.
Uma característica diferente é que esta é primeira turma que está sendo financiada pelo Plano Nacional de Professores (Parfor) do Governo Federal e pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação (Seduc)..
A Unemat oferece cursos específicos e diferenciados para índios desde 2001 e já possibilitou a formação de mais de 450 professores indígenas que estão atuando em 67 escolas estaduais nas aldeias de Mato Grosso.
Formatura:
No dia 26 de novembro a Unemat conferiu grau a 45 indígenas licenciados em Pedagogia Intercultural em Barra do Bugres.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).