A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com três hospitais de Cuiabá e de Várzea Grande, iniciou uma pesquisa que tem como objetivo compreender como os pacientes infectados pelo Coronavírus (Covid-19), estão reagindo ao tratamento da doença.
De acordo com a Instituição, os pesquisadores irão coletar amostras biológicas de pacientes com quadros leves e graves, para que possam fazer a análise da carga viral, o sequenciamento do vírus, a dosagem das citocinas, e a verificação dos HLAs do paciente.
Além disso, será aplicado pelos responsáveis um formulário clínico epidemiológico montado para o projeto. No caso de pacientes com sintomas leves, que evoluírem para quadros graves, uma nova coleta será feita, para que se possam analisar as mudanças na resposta imune que poderiam ter levado isso.
A assessoria confirmou que a pesquisa será realizada pelo Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Hospital Santa Rosa e Pronto-Socorro de Várzea Grande, além de receber apoio do Instituto Evandro Chagas e do Ministério da Saúde.
Casos em Mato Grosso
Conforme o último Boletim Oficial publicado nesta segunda-feira (01.06), o Estado de Mato Grosso registrou 2.636 casos confirmados e 67 óbitos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).