04 de Dezembro de 2024
04 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 10 de Abril de 2017, 17:55 - A | A

Segunda-feira, 10 de Abril de 2017, 17h:55 - A | A

ensino superior

Taques lança vestibular da Unemat e anuncia pólo em Cuiabá

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Reitora Unemat

Taques lança vestibular da Unemat e anuncia pólo em Cuiabá

Para preencher 2.340 vagas, o governador do Estado, Pedro Taques (PSDB) lançou nesta segunda-feira (10.04) o vestibular da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As inscrições estão abertas a partir de hoje.

De acordo com Taques, a ideia e levar ensino superior de “qualidade” para todos de Mato Grosso por meio da Unemat. “A Unemat é um patrimônio de Mato Grosso, e por meio dela queremos oportunizar que alunos do Estado que encerraram o ensino médio possa ingressar em uma faculdade de forma gratuita”, declarou o tucano.

A reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo explicou que vestibular está sendo aberto para preenchimento de 2.340 vagas em 58 cursos, nos 10 campus universitário da instituição, sendo eles: Alta Floresta, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop, Tangará da Serra.

A taxa de inscrição será de R$ 100,00 para o candidato que desejar concorrer às vagas. Para aqueles interessados na isenção da taxa, a reitora, explicou que período de isenção será de quatro dias, iniciando nesta segunda (10;04) e encerrando-se na quinta-feira (13.04).

Segundo Di Renzo, a divulgação do vestibular é importante para que todos os alunos do ensino médio de Mato Grosso, e também pessoas que já terminaram os estudos, possam ter acesso a informação do processo seleção para ingresso na Unemat.

“Muitas pessoas não conseguem ter acesso a informação do vestibular, e quando tem acesso já é tarde, o período de inscrição já se encerrou. A divulgação do vestibular é de extrema importância, e também para levar a informação de que a Unemat é universidade estadual, gratuita, e não paga como alguns pensam”, declarou a reitora.

O secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado (Secitec), Domingos Sávio, disse que a meta do vestibular é receber entre 14 a 15 mil inscrições.

“Queremos bater a meta de inscrições. Além disso, queremos mostrar a importância de se ter uma universidade nos municípios, que muda a vida das pessoas principalmente na questão do sonho de se fazer um curso superior”, disse Sávio.

Vale lembrar que as inscrições devem ser efetuadas via internet, pelo site da Unemat, no período de 10 de abril a 21 de maio. As provas estão agendadas para serem realizadas no dia 25 de junho nas cidades Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.

O resultado final do vestibular será divulgado a partir de 11 de agosto. O período letivo terá início no dia 04 de setembro.

Novos campus da Unemat – Durante o lançamento da vestibular da Unemat, Taques revelou que existe previsão de inauguração de mais dos campus universitários da instituição no Estado, sendo um em Cuiabá e outro em Rondonópolis.

“Se o Conselho da Unemat aprovar, teremos cursos especiais da instituição em Rondonópolis, é um desejo da população, que beneficiará 19 municípios, 500 mil pessoas. A Unemat em Cuiabá, que um desejo do Vale do Cuiabá, e que funcionará se for aprovado pelo Conselho, em um escola pública estadual da Capital” revelou governador.

Segundo ele, o Conselho da Unemat deve se reunir até o dia 17 deste mês para tratar sobre abertura dos cursos nas duas cidades.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760