26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18:35 - A | A

Domingo, 18 de Agosto de 2019, 18h:35 - A | A

Saúde pública

Taques deixou dívida de R$ 250 milhões na saúde, revela secretário

Sarah Mendes/VG Notícias

VG Notícias

entrevista Gilberto Figueiredo

 

O atual secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, atribui a culpa do colapso que atingiu os hospitais públicos do Estado, no ano passado, à antiga gestão do Governo. Ainda, segundo ele, alguns municípios ficaram até 12 meses sem receber os repasses referentes à saúde. A declaração ocorreu durante entrevista ao otícias No Ar.

“Nós herdamos alguns municípios com mais de 12 meses de inadimplência, ou seja, o Governo passado não pagou sequer um mês do ano passado e isso constituiu um passivo de mais de 250 milhões aos municípios de Mato Grosso”, argumenta.

Durante entrevista, o secretário disse, ainda, que essa situação está sendo resolvida pela atual gestão e os débitos do ano anterior também já estão quitados. Além disso, segundo ele, o Estado está em dias com os repasses deste ano. “Nós estamos rigorosamente repassando os recursos e eu comunico cada prefeito pelo WhatsApp. Começamos, ainda, a amortizar com os municípios os débitos do ano passado, têm determinadas linhas que nós já pagamos até maio do ano e passado”, explica.

Ainda, segundo ele, a gestão do governador Mauro Mendes (DEM), estabeleceu uma disciplina de valor para conseguirem administrar e honrar os compromissos assumidos e, assim, não prejudicar os municípios. Dessa forma, novos acordos somente serão firmados se houver condições financeiras para saldá-los. “Sabemos que é estrategicamente necessário manter essa linha de adimplência para que os municípios tenham condição de fazer aquilo que é de sua responsabilidade”, diz o secretário.

Para ele, essa nova prática irá auxiliar na diminuição da demanda de pacientes que as cidade que possuem grandes centro de saúde recebem diariamente, já que, com os hospitais de cada município estarão prestando seus atendimentos normalmente, porque não estão desassistidos pelo Governo estadual.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760