A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Várzea Grande, realizará no dia 11 de outubro uma reunião para apreciação do plano de manejo que poderá recategorizar a Área de Proteção Ambiental (APA) Tanque do Fancho, próximo à Prefeitura, na avenida Castelo Branco.
A informação foi confirmada pelo secretário da pasta, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, que disse ao que será realizada uma reunião para apresentar aos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) do Município, o plano de manejo que pode tornar a APA em um Parque Natural Municipal.
Atualmente, o Tanque o Fancho ocupa uma área de quase cinco hectares dentro do perímetro urbano do município e tem como principal finalidade proteger e conservar a biodiversidade representativa dessa área, proibindo atividades que possam ameaçar a área e seu entorno num raio de 100 metros.
Segundo o plano de manejo, a proposta prevê a expansão da APA para um total de 6.035 hectares e proporciona uma cobertura maior de proteção a fauna e flora local, preservando ambiente natural e a conservação da biodiversidade local.
“Além disso, é objetivo do Parque, também, a melhoria da qualidade de vida das populações locais por meio de um patrimônio natural de reconhecido valor ecológico, histórico, cultural, paisagístico e turístico, favorecendo a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de ecoturismo”, cita trecho da proposta apresentada para população em audiência pública.
Os estudos do diagnóstico ambiental para elaboração do Plano de Manejo da APA Tanque do Fancho, bem como a proposta de ampliação e recategorização estão disponíveis na página oficial da Prefeitura de Várzea Grande.
Os documentos são divididos em quatro volumes e abordam desde a análise da região da unidade de conservação até programas de operacionalização, regularização fundiária, pesquisa e monitoramento ambiental, uso público e educação ambiental, comunicação social e projetos específicos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).