Reprodução Facebook

Governo diz que MT está preparado para enfrentar incêndios florestais - Foto: VGN
Cerca de 100 dos 12 mil reeducandos de Mato Grosso foram treinados e poderão ser voluntários no combate aos incêndios florestais. A informação é do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante ao .
“Desde de o ano passado o Estado vem preparando brigadista privados, locais e vamos usar esse ano reeducandos no combate ao fogo e parte dos equipamentos que foram feitos esse ano foram feitos pela população carcerária numa parceria com a Sema. Isso é muito importante para o Estado”, declarou o secretário.
Segundo Bustamante, a ação será uma oportunidade de ressocialização e capacitação dos reeducandos que farão uso de abafadores e aceiros, bem como, ação atuação diretamente no combate aos incêndios e em “todo tipo de trabalho que precisa de volume de mão obra”. Ele explica que o Corpo de Bombeiros fará a supervisão e o policial penal irá tomar conta.
No final das contas o Meio Ambiente sai ganhando
“O governador direciona para dar oportunidade ao reeducando que queira participar desse projeto. Ele sai da unidade prisional no regime fechado para trabalhar especialmente em áreas de combate aos incêndios, para nós é muito importante ter o sistema todo funcionando e a capacitação do profissional com ele ajudando a preservar o Meio Ambiente, a ressocialização dele, é o retorno para sociedade, muitas vezes o malefício que ele fez e o Governo do Estado cada vez incentiva mais, é um projeto que conta com apoio do Judiciário, Ministério Público, especialmente da Sema, aonde a gente vai levar esses reeducandos para unidades que precisam de mão de obra”, declarou Bustamante na quinta-feira (1º.07).
A ação é uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Sistema Penitenciário de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e Poder Judiciário.
Leia mais: Secretário Nacional de Segurança Pública evita opinar sobre mudanças políticas e reforça parceria
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).