A Secretaria de Saúde de Várzea Grande, pensando em desenvolver um melhor atendimento à população, capacitou seus servidores através do curso "Desenvolvimento e Capacitação em Humanização de Atendimento ao Público", realizado pelo Instituto Mais, e ministrado pelo Instituto Brasileiro de Plenitude Humana, sob coordenação do psicólogo Lacordaire Faiad.
O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, destacou a importância da capacitação para o dia a dia do servidor. "Fico feliz com a participação de nossos servidores nessa capacitação. Essa palestra é um trabalho voltado para o desenvolvimento humano, para a capacidade e compreensão de um atendimento público mais humanizado. Todos sabem que trabalhar no atendimento ao público não é uma tarefa fácil, principalmente, tendo que lidar com a fragilidade das pessoas que é a sua saúde. E este curso, ao qual a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está proporcionando é para orientá-los e prepará-los para que os desafios da profissão sejam superados", externou Gonçalo.
O psicólogo Lacordaire Faiad falou sobre a importância desse curso na vida pessoal e profissional dos servidores. "Primeiro o nosso agradecimento ao Instituto Mais por essa oportunidade. O curso é na área da compreensão, do desenvolvimento humano. Como que eu posso atender alguém com qualidade se eu não me vejo com qualidade? Então partimos do seguinte princípio, quem é o primeiro cliente na vida da gente? Somos nós mesmos. Como eu posso amar alguém se eu não estiver me amando? O curso é voltado para que a pessoa perceba que sendo também um ser social consigo mesma, e como conforme eu ajo comigo, como isso vai reverberar naqueles com quem eu estou me relacionando e principalmente na área da qualidade do atendimento", descreveu.
Para o psicólogo, o atendimento humanizado melhora a qualidade de vida tanto de quem está sendo atendido, quanto do profissional, pois ajuda também a entender seus próprios sentimentos. "É fundamental, pois todos nós trazemos emoções, sentimentos, e muitas vezes não vamos perceber, principalmente na área da saúde, na área do inter-relacionamento com o público, pois muitas vezes as pessoas não têm uma percepção da dor do outro", relatou.
Como que eu posso atender alguém com qualidade se eu não me vejo com qualidade?
A superintendente de Vigilância da Saúde de Várzea Grande, Relva Cristina, destacou a relevância do tema que foi abordado e elogiou o interesse dos servidores em adquirirem conhecimento voltado ao atendimento ao público.
"O curso é de suma importância porque é um desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional e tudo que puder agregar tanto no pessoal quanto no profissional é muito relevante para os nossos profissionais que estão na rede da saúde. Acredito que essa capacitação profissional aprimora o desenvolvimento do profissional e isso reflete na assistência e no atendimento que ele presta à população de Várzea Grande. Tivemos aqui um quantitativo bom de profissionais que se dispuseram a vir aqui hoje. Porque sair do seu conforto, comodismo, também não é fácil, então eu quero parabenizar todos os servidores que estão presentes aqui buscando um desenvolvimento pessoal e profissional".
Em entrevista ao VGN, a enfermeira responsável pela Educação Permanente da Atenção Secundária à Saúde, Graziela Rosa, destacou que o curso não foi somente uma capacitação, e sim um aprendizado novo sobre inteligência emocional.
"Este curso não foi apenas uma capacitação em humanização, foi um coaching de inteligência emocional, os servidores tiveram a compreensão de que não depende do outro para mudar de atitude e sim dele mesmo, a empatia tem que acontecer primeiro da minha parte, independente do que o outro vai dizer, eu começo, eu posso fazer melhor, eu posso mudar esta realidade", destacou a servidora.
Já para a assistente social, Rosana Campos, participar do curso lhe trouxe reflexões acerca do respeito no ambiente de trabalho.
"Me trouxe muitas reflexões perante a mim mesma e as pessoas, estou muito grata porque nos revelou que precisamos melhorar a nós mesmo. Esse curso tem grande relevância, aprendemos a como ter as atitudes corretas em diversas situações".
Vale lembrar, que a capacitação foram realizadas três turmas nos períodos matutino, vespertino e noturno e contou com a presença de cerca de 50 servidores da saúde em cada turma.
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