18 de Novembro de 2024
18 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021, 13:23 - A | A

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021, 13h:23 - A | A

Covid-19

Sem doses corretas, Gilberto avalia que vacinação em crianças começa em 2022

"A dose é menor para população infantil e por isso ainda será industrializados. ainda não temos à disposição", declarou Gilberto

Adriana Assunção/VGN

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista nesta sexta-feira (17.13) proibiu o início de vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos até que o Ministério da Saúde distribua as vacinas corretas.

Gilberto esclareceu que ainda será fabricada a vacina Pfizer "liberada" ontem pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele explica que não tem à disposição no Brasil a vacina da Pfizer com 10 microgramas (dose menor), específica para o público infantil.

“Não temos doses disponíveis para isso, o Ministério da Saúde não fez ainda a aquisição, é uma dose específica para criança, diferente das doses dos adultos e o Ministério da Saúde deve adotar norma técnica a respeito disso, assim que fizer aquisição vai disponibilizar os Estado e vamos editar resolução do CIB para editar as estratégias de vacinação desse novo público”, explicou Gilberto entrevista à TV Centro América. 

Leia mais: Anvisa libera vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid

O Ministério Saúde ainda não fez a aquisição

O secretário acredita que a imunização não comece ainda neste ano, considerando que o Ministério da Saúde ainda precisa adquirir a vacina: “Eu acho pouco provável, o Ministério da Saúde não vai conseguir agilizar com tanta rapidez ao ponto que a gente receba antes de finalizar o ano. Até porque temos as vacinas para serem aplicadas na população adulta.”

Gilberto enfatizou ser importante a imunização das crianças por serem transmissoras do vírus. "Nós torcemos para que seja o mais rápido possível, imunizar a nossa população é muito importante em que pese que elas não sofrem tanto com a Covid, mas podem transmitir, então precisamos fechar o cerco ao vírus e nós torcemos para que isso comece logo”, encerrou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760