O secretário-executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini Rosa, confirmou nesta quinta-feira (24.04) que o novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizado em Lucas do Rio Verde, a 331 km de Cuiabá, iniciará suas atividades em março de 2026. A cerimônia de anúncio destacou a articulação entre o MEC, a UFMT e a Prefeitura do município, que firmaram um pacto visando à viabilização da instalação provisória e da futura sede definitiva da unidade.
Segundo o representante do MEC que discursou durante o evento, em nome do ministro da Educação, Camilo Santana, o campus de Lucas do Rio Verde não estava, inicialmente, incluído na lista dos dez novos institutos federais anunciados pelo governo federal. No entanto, foi incorporado como o 11º, após intensa articulação política e institucional. A conquista foi atribuída, principalmente, à atuação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, da deputada federal Rosa Neide e da reitoria da UFMT.
Ainda de acordo com Leonardo Barchini, o cronograma prevê o início das aulas já no primeiro semestre de 2026, com vagas disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os estudantes que realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2025. Para viabilizar o funcionamento inicial, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde cederá, provisoriamente, uma escola municipal para abrigar o campus, enquanto a sede definitiva será construída em terreno a ser doado pelo município. O MEC se comprometeu com o envio de recursos, a autorização de novas vagas para professores e técnicos e a disponibilização da estrutura necessária ao funcionamento do campus.
Outro ponto de destaque no discurso foi o programa Pé-de-Meia, que atualmente beneficia 1.200 alunos do ensino médio em Lucas do Rio Verde. Segundo o Barchini Rosa, o novo campus da UFMT será essencial para assegurar a continuidade educacional desses estudantes e combater a evasão escolar. “Precisamos garantir que esses jovens concluam o ensino médio e ingressem na universidade. A oportunidade está chegando, mas é fundamental que todos realizem o ENEM e se preparem”, enfatizou o representante do Ministério.
A previsão é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da inauguração oficial do campus em março de 2026.
Leia também - INSS suspende acordos com entidades após escândalo de descontos ilegais
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).