Durante reunião ampliada com prefeitos e vereadores da região Norte Araguaia, o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, anunciou a criação de comissões para tratar uma das principais reivindicações dos municípios, o transporte escolar rural. O encontro ocorreu na última sexta-feira (29.04), na Caravana da Transformação, realizada em Porto Alegre do Norte (1.140 km de Cuiabá).
As bancas já iniciaram os trabalhos e contam com a participação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
De acordo com o secretário, a primeira comissão tem o objetivo de analisar e registrar as novas rotas para que os municípios possam receber complementação de recursos. “Os membros já estão trabalhando e, até o momento, 11 municípios foram analisados. O próximo passo será registrar essas rotas”.
Além disso, paralelamente, outra comissão está avaliando a forma de distribuição dos recursos. “Isso porque, certamente, o custo do óleo diesel no Araguaia não é o mesmo custo de regiões como Cuiabá e Rondonópolis, por exemplo. Cada localidade deverá ser atendida de acordo com suas necessidades”, disse Marrafon, acrescentando que deverá ser criado um fundo para atender as regiões mais necessitadas, que possuem muitas estradas não pavimentadas e de difícil acesso.
Recursos - O secretário lembrou ainda que o governo de Mato Grosso irá destinar anualmente R$ 38,8 milhões para os 141 municípios aplicarem na manutenção de rodovias estaduais não pavimentadas (de terra), por onde trafegam os ônibus de transporte escolar.
O repasse irá impactar diretamente no aumento do valor investido pelo Estado no transporte escolar. “Quando o governador Pedro Taques assumiu o Governo, fazia cinco anos que se repassava R$ 1,80 por quilômetro rodado. Já a atual administração da Seduc promoveu uma correção histórica no valor destinado, de R$ 1,90 em 2015, para R$ 2,05 em 2016, chegando agora em 2017 para R$ 3,00”.
Além do transporte escolar, Marrafon ouviu outras demandas e deu explicações sobre assuntos como alimentação escolar, gestão e estrutura física das escolas.
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