O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande e presidente da União dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Silvio Fidelis, destacou em entrevista ao sobre o legado deixado na Educação de Várzea Grande e a importância da formação dos profissionais realizadas em parcerias com o Governo Federal e Estadual.
Os temas discutidos no Fórum Regional Centro-Oeste da Undime, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, envolveram diversos segmentos organizados da Educação e reuniu 500 pessoas em dois dias de evento.
“Esse trabalho é para trazer os segmentos organizados da Educação para discutir a Educação. Hoje, nesses dois dias teremos a discussão com o FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] sobre os recursos financeiros. Teremos a questão da escola em tempo integral, as escolas da adolescência, a questão da cultura e do trabalho que se desenvolve na primeira infância”, destacou Fidelis em entrevista ao nessa segunda-feira (21.10).
O encontro já realizado em outras quatro regiões do Brasil também discutiu a ética e novos programas e projetos de ampliar recursos. Em sua avaliação, Fidelis acredita que os eventos promovidos pela Undime-MT permitem mais aprendizado aos secretários, diretores e toda equipe técnica.
“Discutimos a ética, a forma de novos programas e projetos de ampliar recursos. Então é muito importante. Tivemos um grande evento nacional de 2023. Eu fui eleito vice-presidente da nacional, tivemos outros eventos, e nós teremos em março. Você tem expositores, tem material de primeira geração e você traz as pessoas. Mostramos um pouco da escola de tempo ampliado, que faz a diferença na vida das crianças”, declarou o presidente da Undime-MT.
O evento também contou com a participação do Grupo Flor Ribeirinha e do Coral Canto e Encanto da EMEB Salvelina, que homenageou todas as escolas.
Legado para a Educação de Várzea Grande
Questionado sobre as ações da Educação municipal, Silvio Fidelis, que deve encerrar no dia 31 de dezembro seu comando na Pasta, destacou alguns projetos desenvolvidos desde que assumiu a Secretaria de Educação na gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB) e de sua antecessora, Lucimar Campos (União). Entre os projetos, Silvio apontou a parceria com as escolas criativas, a questão da robótica, a sala maker e a escola de tempo ampliado, que se tornou lei no município.
“Estou a quase nove anos à frente da Educação de Várzea Grande. Vamos entregar com 98% das estruturas das escolas prontas. Vamos deixar licitações em andamento, equipamentos imobiliários e muito mais investimento em material didático e na formação dos nossos profissionais. Estamos deixando legados, a escola de tempo ampliado, que é uma lei. A parceria com as escolas criativas, a questão da robótica, a questão da sala maker. Então, você tem um grande potencial de desenvolvimento. Fizemos a Educação de Várzea Grande ser protagonista ao nível de Estado por meio de parcerias com o Governo Federal e estadual. A missão está cumprida”, afirmou o secretário.
Silvio Fidelis, que é servidor efetivo de Cuiabá e aposentado de um concurso, desejou sorte ao próximo secretário, que assume a Secretaria de Educação na gestão da prefeita eleita Flávia Moretti (PL).
“Quem vier, eu desejo boa sorte e espero que seja uma pessoa que ame a Educação, assim como nós amamos. Que entenda de Educação e que possa fazer a continuidade e claro, trazer novas ideias, que a Educação é dinâmica. Você sempre tem que aperfeiçoar”, declarou o secretário.
Leia também: Acontece nesta segunda-feira (21) o Fórum Regional Centro-Oeste da Undime
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).