Assessoria
O livro conta a história do município desde sua ocupação pelos que aqui chegaram navegando
O livro "As Histórias da História de Várzea Grande" lançado nessa segunda-feira (27.09) pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, conta a história do município desde sua ocupação até os dias atuais.
Contadas por meio de documentos, fotos, gravuras, pinturas e informações registradas em acervos particulares de famílias tradicionais, o leitor poderá se aventurar em capítulos que contam a história da fundação da cidade.
Em três capítulos, também foram abordadas a política local, a economia, o esporte, a segurança pública, o transporte, a saúde, a educação, a cultura e toda a religiosidade do povo várzea-grandense.
O secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, externou sua expectativa em ver o livro se tornar referência para pesquisadores. Segundo o gestor, a partir deste livro, outros historiadores, jornalistas e pesquisadores poderão explorar e analisar a cidade de Várzea Grande em seus vários aspectos históricos, econômicos e culturais.
“Queremos somar nossas vozes àquelas que já contaram e contam a cidade, desde sua fundação, passando pela emancipação, sua vocação para o desenvolvimento e o legado para as futuras gerações” declarou Silvio.
Conhecedor da história várzea-grandense, o prefeito Kalil Baracat (MDB) demonstrou entusiasmo afirmando que o livro resgata a história de um povo heroico, tenaz, trabalhador e que se orgulha de sua vocação e grandeza.
“Quem olha para Várzea Grande centenária, moderna e próspera há de buscar na história os caminhos que a conduziram até o presente, num exercício imaginativo é possível perceber que todos os caminhos passam por Várzea Grande. Os caminhos dos bandeirantes, que percorreram os rios de grande mar de Xaraiés em busca de riquezas. Os caminhos abertos após a conquista, quando a velha estrada que subia o morro vermelho atingia a grande várzea. Os caminhos da aviação moderna, que fazem desta cidade o grande portal para aqueles que desejam conhecer Mato Grosso e suas belezas” detalhou Kalil.
AUTORES - O livro é o resultado de dois anos de pesquisas dos professores/historiadores Emerson José de Souza, José Wilson Tavares, Maria Alice Barros Silva, Nailza da Costa Barbosa Gomes, Rosana Fátima de Arruda e Wanda Cecília de Mello.
Leia mais: Gêmeos de 4 anos encontrados andando sozinhos pelas ruas de VG são levados para Conselho Tutelar
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).