30 de Junho de 2024
30 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021, 09:15 - A | A

Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021, 09h:15 - A | A

portaria

Seca deixa moradores de Barra do Bugres sem água ; União reconhece situação de emergência

Prefeitura informou que seca deixa sem abastecimento regular de água potável na zona rural

Lucione Nazareth/VGN

Prefeitura de Barra do Bugres

VGN_Barra do Bugres_cidade MT

 Prefeitura informou que seca deixa sem abastecimento regular de água potável na zona rural

 

 

 

O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de emergência no município de Barra do Bugres (a 169 km de Cuiabá) em decorrência da seca que atinge a cidade. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

No último dia 22 de setembro, o prefeito da cidade, Divino Henrique (PDT), decretou situação de emergência no município em decorrência da seca que deixa grande número de munícipes sem abastecimento regular de água potável na zona rural. Estes moradores são assistidos por córregos e minas secas a mais de 18 km de distância e poços que não tem água suficiente para atender a demanda.

“O longo período de acarreta grave evento danoso, como interrupção de fluxo de rios perenes, exaurimento de poços e comprometimento do abastecimento de água potável para consumo humano e para animais de criação, especialmente nas comunidades rural e nos projetos de assentamentos e comunidades quilombolas”, diz trecho do decreto.

Leia Também - DAE/VG suspende abastecimento de água nesta quinta (07) para troca de equipamentos

O gestor ainda estabeleceu algumas medidas a serem adotadas neste período de seca: autoriza a convocação e voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação e recursos junto à comunidade - para facilitar as ações de assistência a população afetada, sob a Coordenação da Coordenadoria Municipal Proteção e Defesa Civil.

Além disso, autorizou autoridades administrativas e os agentes de Proteção e Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente: adentrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; fazer o usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760