A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reinaugurou na noite dessa segunda-feira (02.12), a Casa de Amparo - Vilma Benedita Rodrigues de Moraes, que abriga mulheres vítimas de violência doméstica. Com capacidade para colher 23 famílias (mães com filhos menores de 12 anos). As crianças acompanhadas das mães continuam frequentando as escolas.
Ela explicou que Poder Judiciário encaminha as mulheres à Casa de Amparo, e elas passam o tempo necessário, conforme a Justiça para reconstituir suas vidas. “Nós não queríamos que existisse essa casa, mas já que é necessário, vamos fazer de tudo para cuidar das nossas mulheres”.
Sobre o tempo de permanência na Casa, Márcia Pinheiro explicou que cada caso é um caso e depende do Poder Judiciário."Tem todo um acompanhamento psicossocial. Ou elas voltam para casa ou não, dependendo do ambiente, da situação delas, e isso é uma decisão da Justiça. Nosso papel é somente acolhê-las aqui e com a estrutura da Prefeitura poder qualificá-las, para quando elas saírem daqui, elas possam gerar seu próprio sustento”.
De acordo com a primeira-dama, o objetivo da Casa é acolher as mulheres e ajudar para que elas saibam que não precisam mais ser dependentes de seus maridos. “Sabemos que muitas delas acabam ficando nesse ambiente doméstico desfavorável porque não tem condições de criar seus filhos, não tem condições financeiras”, pontuou Márcia.
A Casa de Amparo possui 29 espaços, dentre eles, salas de coordenação, acolhimento, administrativo, psicossocial, brinquedoteca, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, salão multiuso, almoxarifado, seis quartos, seis banheiros, horta, parque infantil e academia ao ar livre. “Tudo está completamente remodelado e com qualidade que essas mulheres vítimas de violência precisam e necessitam nesse momento de suas vidas”, afirmou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).